En | Fr | Es |  |  Login
(21) 97208-9598 ( De 8h as 17h ) Seg/Sex |  Facebook  |  Email  | 
default-logo
    • Fomentar, desenvolver e controlar a prática do voo livre no Brasil. Estimular e orientar a organização de eventos competitivos de asa delta e parapente. Apoiar, coordenar e orientar a ação das Federações regionais de voo livre. Representar o voo livre brasileiro no mundo. Promover a excelência, a segurança e a diversão no voo.
    • Tornar o Brasil reconhecidamente o melhor destino para a prática de voo livre no mundo, tanto por nossa comunidade de voadores que praticam o esporte com segurança e excelência, pelo alto nível dos campeonatos promovidos em nosso território, quanto pela qualidade e multiplicidade de nossas rampas.

    Chico Santos
    Presidente
    Arquiteto e Empresário, 26 Anos de Voo Livre, Recordista Sul-Americano de Distância por 4 anos, Integrante da Equipe Brasileira de Asa Delta por 8 anos, Organizador de dezenas de campeonatos internacionais incluindo o Campeonato Mundial de Parapente em 2005.
    Contato
    presidente@abvl.com.br  facebook.com.br/chicosantos
    Dioclécio Rosendo
    Vice-Presidente
    17 Anos de Voo, Piloto de Asa Delta e Parapente, Coordenador de Resgate dos principais eventos realizados no Brasil desde 1995, Integrante da Equipe no Red-Bull X-Alps 2011.    
    Contato
    diocleciofilho@hotmail.com
    Alex Brasil
    Diretor Financeiro
    Começou a voar em 1989, atua como instrutor de parapente desde 1993. Experiência em campeonatos internacionais. Presidente fundador do CSCVL - Clube São Conrado de Voo Livre, no Rio de Janeiro.            
    Contato
    alexparapente@globo.com  facebook.com/parapente.brasil
    Durval Henke
    Diretor Secretário
    13 anos de Voo Livre. Iniciou no voo em 1978 com uma Rogalo enquanto fazia aulas para PP, porém somente em 2000 que conheceu o Parapente e não mais largou até os dias de hoje. Já realizou apuração em eventos de voo em Portugal, Argentina, Venezuela, além de dezenas de campeonatos Nacionais e Internacionais no Brasil. Atualmente participa da equipe que desenvolve o software FSCompe para a FAI.
    Contato
    secretario@cbvl.com.br  facebook.com/durval.henke
    Glauco Pinto
    Diretor Técnico - Asa Delta
    Veterinário e piloto de competição, 10 Anos de Voo Livre - Asa Delta, Vice-Campeão Rally SOSertão 2009, Integrante da Equipe Brasileira de Asa Delta por 02 anos, 4º Lugar ranking Brasileiro 2012.  
    Contato
    glaucounb@gmail.com  facebook.com/glauco.pinto
    Lucas Machado
    Diretor Técnico Parapente
    Lucas Machado
    Piloto de Asa Delta desde 1986 e de Parapente desde 1992, é homologado Instrutor em ambas as modalidades de Voo Livre. Ainda é o detentor do recorde de distância em Asa Delta com decolagem na Serra da Moeda, seu clube de origem. Foi Campeão Mineiro de Asa Delta.
    Contato
    lucas@mkm.com.br  facebook.com/lucas.machado
    André Fleury
    Conselho Técnico
    19 Anos de Voo Livre – Parapente, Recordista Mundial de Distância em Voo Duplo, Instrutor de Parapente há 12 anos.        
    Contatos
    flylift@gmail.com
    Rodolpho Cavalini
    Conselho Técnico
    Rodolpho Cavalini
    Instrutor de parapente. Pioneiro no voo em Asa Delta em Alfredo Chaves, idealizou a AVLAC Associação de voo livre de Alfredo Chaves, fundando a mesma no ano de 2000 e coordenando como presidente por um período de 6 anos. Recordista Capixaba de voo a distancia 2013 (parapente) com 229.8 Km OLC e 196.4 em linha reta. Campeão Capixaba de parapente em 2011 e 2012. Vice-Campeão Brasileiro de parapente (serial) 2010.
    Contato
    contato@alfredochaves.net  facebook.com/rod.cavalini
    Milton Vilela Gonçalves
    Conselho Técnico
    Milton Vilela Gonçalves
    Com mais de 12 anos de experiência, Instrutor homologado CBVL. Como atleta, representou o Brasil nas Superfinais do Paragliding World Cup na Colombia em 2013 e GV em 2014. Vencedor do XCerrado 2013, (competição de vôos em distância) na classe Serial Hot e vice na classe Open.
    Contato
    w1000tao@me.com  facebook.com/1000tao
    Thomas Milko
    Delegado FAI
    Thomas Milko
    Piloto de Avião desde 1985. Piloto de Planador desde 1990. Piloto de Parapente desde 2010. Ex-Presidente da FBVV - Federação Brasileira de Voo a Vela (Planadores). Um dos fundadores da CIPA / CBVL - Comissão de Investigação e Prevenção de acidentes.  
    Contato
    thomas.milko@gmail.com facebook.com/thomas.milko
    Beto Schmitz
    Delegado FAI
    31 Anos de Voo Livre, Piloto de Asa Delta e Parapente, 8 vezes campeão Brasileiro de Asa Delta, Campeão Mundial por Equipes - Mundial FAI Itália 1998, Campeão Pré-Mundial FAI - Espanha 2000, Recordista Mundial de Distância Declarada - 503 km - Texas / USA, Campeão Brasileiro de Parapente 1997.
    Contato
    schmitz.beto@gmail.com  facebook.com/beto.schmitz
    Nader Couri
    Conselheiro Fiscal
    Arquiteto, 29 Anos de Voo Livre. Ex-Presidente da ABVL por 6 Anos, Fotógrafo Profissional, Piloto da Asa Delta e Aviões.    
    Contato
    mailto:nadercouri@nadercouri.com facebook.com/nader.couri
    Cid Maestrini
    Conselheiro Fiscal
    26 Anos de Voo Livre, Membro do Conselho Fiscal da ABVL, Membro da FMVL (Federação Mineira de Voo Livre),  Tetra campeão Mineiro de Asa Delta: 1987 - 1988 - 1990 - 1991, Piloto de aviões e Velejador Profissional.
    Contato
    cidmaestrini.voolivre@yahoo.com
    Lula Laghi
    Conselheiro Fiscal
    30 anos de Voo  Livre, Piloto de Asa Delta, Parapente e Paramotor, Instrutor de Asa Delta e Parapente, Ex-presidente da ABVL por 02 Anos.  
    Contato
    lula@prodelta.com.br  facebook.com/lula.laghi
    Sergio Louzada
    Conselho Jurídico
    Sergio Louzada
    Juiz de Direito do TJRJ - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 2000, Praticante de Voo Livre na modalidade Parapente desde 2009, Instrutor N4 VD desde 2014, figura no pequeno grupo dos pilotos de Voo Livre que ultrapassaram a marca dos 150km voados no Estado do RJ,  autor das propostas de anteprojetos de lei para regulação da prática do Voo Turístico de Aventura em trâmite na Câmara dos Deputados e ALERJ, Palestrante dos ENPIs - Encontros Nacionais de Pilotos Instrutores, Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do RJ e ESAJ - Escola Superior de Administração Judiciária. Grato!.
    Contato
    louzada_saquarema@hotmail.com facebook.com/sergio.louzada.7
    Beto Alvite
    Conselho Jurídico
    Beto Alvite
    Joyce Faria
    Secretária
    Joyce Faria
    .  
    Contato
    ouvidoria@cbvl.com.br Tel / WhatsApp: (21) 97208-9598
    Rennis Oliveira
    Consultor TI
    Rennis Oliveira
    Especialista em TIC e piloto de parapente desde 2011, busca integrar cada vez mais essas duas paixões, buscando melhorar e inovar cada vez mais o cenário do voo livre no Brasil e no mundo.
    Contato
    renniss@gmail.com facebook.com/rennisoliveira
    Maurice Chalom
    Designer Gráfico / Web
    Maurice Chalom
    Designer gráfico e web, piloto de parapente desde 1991. Fundador do Guia 4 Ventos, guia de locais para a prática do esporte no Brasil, junto com Carlos Millan.
    Contato
    mchalom@gmail.com facebook.com/maurice.chalom
    • federacoes_fbvl Federação Baiana de Voo Livre ronildoandrade@yahoo.com.br (Ronildo Andrade) (71) 9174-7220
      Associação Jacobinense de Voo Livre
      ronildoandrade@yahoo.com.br (Ronildo Andrade de Oliveira)

      Associação Parapente Bahia
      josecarlosde.souza@gmail.com (José Carlos de Souza)
    • federacoes_fepace Federação de Parapente e Asa Delta do CE
      www.cearavoolivre.com.br/fepace
      univoo@hotmail.com (João Guy)
      (85) 9613-1413
    • Federação Capixaba de Voo Livre
      hfrasson@yahoo.com.br (Henrique Frasson)
      (27) 9909-1508
      www.fcvles.com.br
      Associação Capixaba de Voo Livre
      zenilsonrocha@hotmail.com (Zenilson Rocha)

      Associação de Voo Livre – Termal
      paulo.louzada@ig.com.br (Paulo Roberto Louzada)

      Associação de Voo Livre de Alfredo Chaves
      ramosbrasil@yahoo.com.br (Ricardo Antonio Ramos)

      Associação de Voo Livre do Espírito Santo
      julioafro@yahoo.com.br (Julio Augusto Afro)

    • Federação Goiana de Voo Livre luizbomtempo@yahoo.com.br (Luiz Bomtempo) (64) 3603-1930
      Associação Eco-Desportiva Carcará de Vôo Livre edsonbrjr@hotmail.com (Edson Bragança Júnior) Clube de Voo Livre de Formosa mega.toldos@hotmail.com (Sangio Dias da Costa) Goiases Parapente Clube labprojar@hotmail.com (Anderson Galvão)
    • federacoes_fmtvl Federação Sul-Matogrossense de Voo Livre flavio@qualibet.com.br (Flávio Augusto) (67) 3326-5793
      Tuiuiú Clube de Voo Livre ftbarr@icloud.com (Flavio Barros)
    • federacoes_fmvl Federação Mineira de Voo Livre hugovoador@yahoo.com.br (Hugo Matias) (31)9766-0001 www.fmvl.com.br
      Associação de Voo Livre do Pico Agudo davidmbfilho@gmail.com (David Brito Filho) Associação de Voo Livre Ibituruna revoar@yahoo.com (Abel Couto Brasil) Associação dos Pilotos de Parapente das Serras do Caparaó michelhorste@yahoo.com.br (Michel de Almeida Pinheiro) Associação Nortemineira de Voo Livre nengajason@yahoo.com.br (Adelino Jason) Associação Passaquatrense de Parapente lucasfurta@yahoo.com.br (Lucas Furtado Rodrigues) Associação Valadarense de Voo Livre pauloflygv@yahoo.com.br (Paulo Cesar Silva) Clube Araxaense de Voo Livre CAVL caixetac@terra.com.br (Caixeta) Clube Cordilheiras de Voo Livre marctto@hotmail.com (Marcelo Otto Penido) Clube de Vôo Livre Belo Horizonte biacustodio@hotmail.com (Flávia Beatriz) Clube Itabirano de Voo Livre adelfim@gmail.com (Adriano Delfim Costa) Clube Leopoldinense de Voo Livre andremelloalves@yahoo.com.br (André de Mello) Clube Pico do Piripau de Voo Livre - Cambuquira-MG redacao@aventuranews.com.br (Thiago Ozanan) Clube Poçoscaldense de Voolivre rbcs_5@yahoo.com.br (Renan Braz de Castro Souza) Clube Sul Mineiro de Voo Livre contato@drenadosdoar.com.br (Romero Aparecido) Clube Vertentes de Voo Livre luisresende1961@gmail.com (Luis Antonio) Empinando o Paraca Clube de Voo Livre regi1952@hotmail.com (José Reginaldo) (35) 9974-2499
    • federacoes_fvlp Federação de Voo Livre do Paraná rodrigo@onseven.com.br (Rodrigo Crivellaro) (41) 9634-0378 www.fvlp.com.br facebook.com/FVLPr
      Associação de Voo Livre Norte do Paraná acmkaito@uol.com.br (Antonio Carlos Kaito) (43) 3312-1744 Centro de Atividades Aéreas Três Morrinhos alexispeed@bol.com.br (Alex Sandro Guimarães) Clube de Voo Livre dos Campos Gerais malcobom@yahoo.com.br (Maurivan Luiz Correia) Clube de Vôo Livre Morro da Palha superwuil@uol.com.br (Wuil Carlo Manika) Clube de Voo Livre Vento Norte kauan@aircross.com.br (Kauan Felipe Lichtnow)
    • Federação de Parapente e Asa Delta de PE ereson_m@yahoo.com.br (Ereson Maia) (81) 9603-6924
    • Federação de Voo Livre do Estado do RJ goup@goup.com.br (Gustavo Saldanha) (21) 3322-4176
      Associação de Parapente de Petrópolis alexandreacl@gmail.com (Alexandre Lima) Associação de Voo Livre de Duque de Caxias jau_abreu@yahoo.com.br (Jaudemir de Abreu) (21) 7865-4870 Associação de Voo Livre de Miguel Pereira prcarloshenrique@hotmail.com (Carlos Henrique) Associação de Voo Livre de Sampaio Correia contato.avlsc@gmail.com (João Carlos Araújo) Associação Itaocarense de Voo Livre dogalo.sergio@gmail.com (Sergio Antonio Garcia) Associação Voo Livre Agulhas Negras sergiopena.real@gmail.com (Sérgio Luís Pena) Clube Calêdonia de Voo Livre klaussnunes@gmail.com (Claussio Pacheco Nunes) Clube de Voo Livre de Japeri danieldsm@polyrio.com.br (Daniel dos Santos Mendes) Clube de Voo Livre Rio Rural franklin.top@gmail.com (Franklin do Cabo) Clube Oceânico de Voo Livre fabiolaurentino@hotmail.com (Fabio de Abreu Laurentino) Clube São Conrado de Voo Livre alexparapente@globo.com (Alexander Brasil Corrêa) Niterói / Maricá Parapente Clube torresparapente@hotmail.com (Jorge Elias Torres) (21) 7710-1854 Petrópolis Voo Clube laladopetropolis@ig.com.br (Geraldo Magela)
    • federacoes_fgvl Federação Gaúcha de Voo Livre luciano@atminfo.com.br (Luciano Horn) (51) 9733-1111 www.fgvl.com.br
      Associação Gaúcha de Voo Livre cstrass@brturbo.com.br (Carlos Iran Strassburger) Associação Vale do Taquari de Voo Livre sandromottin@yahoo.com (Sandro Tovar Mottin) Clube Centro Sul de Vôo Livre de Santa Maria miguel_pelizan@yahoo.com.br (Miguel Antonio Pelizan) Clube de Voo Livre Ninho das Águias alexport@bitcom.com.br (54) 3281-1225 Clube Serra Grande de Vôo Livre brunoschrank@yahoo.com.br (Bruno Silveira Schrank)
    • Associação Roraimense de Vôo Livre - ARVL claudio@emballa.com.br (Claudio Cardoso de Souza)
    • federacoes_fcvl Federação Catarinense de Voo Livre joseluisguima@hotmail.com (José Luis Guima) (49) 3329-8769 www.fcvl.esp.br
      Associação de Parapente do Vale do Itajaí denisgalotti@hotmail.com (Denis Galotti) (47) 8415-5323 Associação de Voo Livre Morro do Careca cunha@guiadevoo.com (Ricardo Lincol das Neves) Clube de Parapente do Vale marco.osti@gmail.com (Marco Aurélio Osti) Clube de Parapente Mirador celiovendrami@hotmail.com (Célio Vendrami) Clube de Voo Livre da Galera cristex@terra.com.br (Cristiano Hoffmann) Clube de Voo Livre Chapecó Asas do Oeste antoniojose.ajms@yahoo.com.br (Antonio José Meira) (49) 8808-6384 Clube de Voo Livre Divisor dos Ventos careca2005@hotmail.com (Wilson Luiz Balbinotti) Clube Laranjeiras de V. Livre de Balneário Camboriú deltaglider@hotmail.com (Marcos Valério Negrini) Clube Riosulense de Voo Livre akopelke@yahoo.com.br (Adolfo Germano) Jaraguá Clube de Voo Livre tesoureiro@jcvl.com.br (Fabricio da Rocha) Lagoa Clube de Voo Livre marcelopetrus2003@yahoo.com.br (Marcelo Borges) (48) 9607-8083 Timbó Clube de Voo Livre irineu@nafta.com.br (Irineu Lenzi) (47) 3382-4882
    • Federação Paulista de Voo Livre mfreire@taujoy.com.br (Márcio Freire) (11) 4411-9973
      Associação Caraguatatuba de Voo Livre samueloliveira36@hotmail.com (Samuel Monteiro) Associação de Voo Livre de Guaruja sylvioluizpanisi@yahoo.com.br (Sylvio Luiz Panisi) Associação de Voo Livre Ilha do Ar jessedarc@hotmail.com (Jesse D Arc Silva Filho) Clube Atibaiense de Voo Livre avla@avla.com.br (Marcos Arruda) Clube de Voo Livre das Estâncias jblainefly@hotmail.com (Jackson Blaine) Clube do Pico do Gavião Esporte e Aventura luis.air@ig.com.br (Luis Manuel Pontes Cruz) (19) 4042-0102 Clube São Pedro de Voo Livre cariocaflyer@ig.com.br (Anderson Gomes) (19) 9655-7828 Mogi Clube de Voo Livre - MCVL luiz@flydust.com.br (Luiz Lima)
  • Design-Toscano-The-Lament-for-Icarus-1898-Replica-Painting-Canvas-Art

    O sonho de voar

    O
    sonho de voar está no imaginário do homem desde os primórdios. A história mais antiga sobre um voo planado pode ser encontrada na mitologia grega. Para fugir do labirinto onde estavam presos, Ícaro e seu pai Dédalo constroem asas artificiais com cera de abelha e penas de gaivotas. Ícaro, apesar de ter sido alertado por seu pai sobre voar próximo ao Sol, tomado pela sensação de liberdade, voou muito alto e o calor do Sol derreteu a cera de suas asas causando sua queda no mar Egeu. Durante muito tempo, o domínio dos ares foi considerado uma dádiva divina, da qual somente os deuses e alguns animais poderiam desfrutar. Até que este anseio começou a se materializar na forma de estudos embasados por conhecimento científico que rumavam em direção à concretização do sonho de voar.  
    Para fugir do labirinto onde estavam presos, Ícaro e seu pai Dédalo constroem asas artificiais com cera de abelha e penas de gaivotas. 
    Leonardo Da Vinci, em pleno período renascentista, foi um dos que se dedicaram a conceber máquinas que levariam o homem aos céus.

    Leonardo Da Vinci, em pleno período renascentista, foi um dos que se dedicaram a conceber máquinas que levariam o homem aos céus.

    Os primeiros homens voadores

    Foram muitos os pioneiros da asa delta que arriscaram a vida, a integridade física, a reputação e a fortuna, com o objetivo de voar. Existe também muita controvérsia sobre os voos bem-sucedidos. Porém, uma coisa é certa: a investigação destes pioneiros sobre a aerodinâmica foi fundamental para o desenvolvimento da aviação e do voo livre. Sir George Cayley é um desses pioneiros que desenhou e construiu planadores dirigíveis. Cayley, que é considerado um dos primeiros engenheiros aeronáuticos, nasceu na Inglaterra e construiu em 1804 um planador de aparência moderna que tinha uma asa em formato de pipa na frente e uma cauda ajustável na parte traseira. Ele escreveu um artigo intitulado “Sobre Navegação Aérea” que foi publicado no Jornal de Filosofia Natural, Química e Artes de Nicholson entre 1809 e 1810. Neste artigo, enumera os elementos-chave para um voo bem sucedido: sustentação, arrasto e impulso.
    Subir
    Réplica do planador de Cayley feita em 1973.

    Réplica do planador de Cayley feita em 1973.

    Antes disso, em 1757, um inventor francês fez o primeiro salto de paraquedas de que se tem notícia.

    O planador de Cayley

    Em 1849, Cayley constrói um planador que é voado por um menino de 10 anos de idade. Este teria sido o primeiro voo humano já registrado. Em 1953, um empregado de Cayley torna-se o primeiro adulto a fazer um voo planado. Uma réplica deste equipamento foi feita em 1973 para um programa de TV. O piloto corajoso desta vez foi Derek Piggott.     Antes disso, em 1757, um inventor francês fez o primeiro salto de paraquedas de que se tem notícia. Louis-Sébastien Lenormand saltou da torre do observatório Montpellier em frente a  várias testemunhas usando um paraquedas de 4 metros feito com uma estrutura de madeira.
    Asa flexível de Rogallo (Parawing).

    Asa flexível de Rogallo (Parawing).

    A asa de Francis Rogallo

    Já em 1948, o americano Francis Rogallo, que trabalhava na NACA (National Advisory Committee for Aeronautics), agência que antecedeu a NASA, criou e patenteou uma asa flexível. O objetivo da invenção era criar uma aeronave simples e barata o suficiente para que qualquer um pudesse ter. Esta asa foi o equipamento precursor da asa delta e do parapente. Uma curiosidade que vale ser notada é que os membros da associação americana de asa delta e parapente são chamadosmembros-rogallo.    
    John Dickenson voando.

    John Dickenson voando.

    O voo livre recreativo nasce

    O voo livre como conhecemos hoje, teve início na Austrália e seu precursor foi o engenheiro e inventor John Dickenson. John havia lido sobre a invenção de Rogallo e, inspirado, construiu a asa delta moderna em 1963, abrindo as portas para um novo esporte. Bill Moyes era seu piloto de testes. O sistema de controle de pêndulo por mudança do centro de massa era bastante intuitivo e a asa era fácil de voar. Quase 50 anos depois de sua criação, a asa de Dickenson ainda é a base para as asas mais modernas. No início as decolagens eram feitas com skis na água. Em 1969, Bill Moyes fez a primeira decolagem de uma montanha. No mesmo ano, Bill fez um voo de lift em uma montanha.
    Subir
    Enquanto isso, ainda nos anos 60, o americano David Barish que trabalhava como consultor em aerodinâmica para a NASA, desenvolve um paraquedas com melhor performance em termos de planeio. 
    David Barish praticando o slope soaring.

    David Barish praticando o slope soaring.

    A invenção do parapente

    Enquanto isso, ainda nos anos 60, o americano David Barish que trabalhava como consultor em aerodinâmica para a NASA, desenvolve um paraquedas com melhor performance em termos de planeio. Seu paraquedas tinha uma superfície única de tecido e um planeio de 4,2/1. Apesar de ter conhecimento sobre a invenção de Rogallo, Barish começou seu trabalho de forma diferente porque não tinha interesse em usar estruturas rígidas em seu paraquedas. David, movido por sua própria curiosidade e interesse, leva seu equipamento para o alto da montanha Hunter em Nova Iorque e decola em 1965. Ele realiza diversos voos desta montanha e de outras. Nasce assim o esporte que na época era chamado de “slope soaring”. Paralelamente, em 1964, o canadense Domina Jalbert registra a patente de um paraquedas cujo velame é composto por células feitas com uma superfície dupla (intradorso e extradorso) para gerar o efeito de asa. Na França alguns paraquedistas decidem decolar de montanhas com seus paraquedas. Estes paraquedas, talvez por influência das descobertas de Barish e Jalbert, já tinham desenho moderno com formato retangular e superfície dupla. No dia 5 de maio de 1979, é fundado o primeiro clube de parapente: “Les Choucas”, que está em atividade até hoje, e em 1988, o clube anteriormente afiliado à Federação Francesa de Paraquedismo, afiliou-se à Federação Francesa de Voo Livre.
     Seu paraquedas tinha uma superfície única de tecido e um planeio de 4,2/1.
    Subir
    O voo livre no Brasil
    O voo livre chega ao Brasil através do francês Stephan Dunoyer de Segonzac que realizou a primeira decolagem de asa delta no Rio de Janeiro em 1974. Algumas fontes dizem que o primeiro voo foi feito do Cristo Redentor, mas o relato de um cinegrafista amador mostra que houve um voo na semana anterior feito de um local entre a Pedra Bonita e a Agulhinha, possivelmente do local onde é hoje a rampa de São Conrado. O voo foi filmado e está disponível online no youtube. Este cinegrafista trabalhava no escritório do Sérgio Bernardes, dono do terreno da Pedra Bonita naquela época e o responsável pela construção da estrada que dá acesso à rampa até hoje. O francês tinha ido ao escritório de Sérgio Bernardes para pedir autorização para realizar o voo. De qualquer maneira, o voo de Stephan despertou a atenção de muitas pessoas e logo surgiram os primeiros interessados em aprender a arte de voar. Dois dos mais entusiasmados procuraram o piloto francês e decidiram começar a voar. Na busca de um morro ideal para iniciar as aulas, chegaram até um amigo Luiz Cláudio, que tinha um terreno de acordo com as necessidades para o curso. Algum tempo depois, os dois desistiram do curso e após dois meses de um conturbado curso, o amigo, Luiz Cláudio Mattos, que havia entrado por acaso na história, veio a se tornar o primeiro piloto brasileiro de asa delta.
    O primeiro voo feito por um brasileiro foi realizado no dia 7 de setembro de 1974.
    Nos anos 80 alguns paraquedistas faziam saltos de encostas no Rio de Janeiro. Existem relatos de saltos de paraquedas realizados da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, com pouso na praia do Pepino. Mas o parapente propriamente dito foi trazido ao Brasil pelo suíço François Knebel. François e seu amigo, Jerome Saunier, em 1985 realizaram os primeiros voos de parapente da pedra Bonita, no Rio de Janeiro. Jerome ainda mora no Brasil, em Canoa Quebrada, e voa até hoje. Em 1988, o suiço François Knebel ensinou alguns alpinistas, pára-quedistas e voadores de asa que começaram a voar da rampa da Pedra Bonita. Os primeiros pilotos brasileiros de parapente foram Ruy Marra, Bruno Menescal, Daniel Schmidt, Luiz Otávio Menezes Filho, Patrick Bredel, Antônio Lage e Andréa Lima Duarte.
    Cartaz do primeiro campeonato de voo livre no Brasil.

    Cartaz do primeiro campeonato de voo livre no Brasil.

    Em 1979, sediamos o primeiro campeonato internacional em terras tupiniquins.

    Campeonatos e recordes

    Em novembro de 1975, o número de pilotos já era mais de uma dezena e resolveram então realizar o 1o campeonato Brasileiro de Vôo Livre. Após o primeiro campeonato e por conta do crescente número de adeptos, em Dezembro de 75, foi fundada a Associação Brasileira de Vôo Livre (ABVL) com o intuito inicial de controlar o acesso à rampa da Pedra Bonita, que acabou sendo definitivamente cedida aos pilotos e utilizada até hoje. Em 2001, a rampa foi reformada e recebeu o nome de rampa Maurício Klabin.
    Primeiro campeonato internacional de voo livre.

    Primeiro campeonato internacional de voo livre.

    De lá pra cá muitas conquistas foram alcançadas por nossos atletas. Umas das mais importantes foi o título de campeão mundial de asa delta conquistado por Pepê, o eterno menino do Rio, no Japão em 1981. Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes era um exímio esportista, além deste título, Pepê conquistou o sexto lugar no Pipe Masters no Havaí e campeão carioca de hipismo. O atleta faleceu em 1991 também no Japão onde tentava o bicampeonato de asa delta, quando sofreu um acidente fatal. O 1° Campeonato Brasileiro de Parapente foi realizado em 1989 na rampa da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e teve como campeão o piloto Bruno Menescal. Em 1991, o Brasil recebeu um Campeonato Mundial de asa delta pela primeira vez. A cidade de Governador Valadares em Minas Gerais foi palco da conquista do campeão Suchanek Tomas da Tchecoeslováquia, seguido pelos brasileiros Pepê, que conquistou o segundo lugar, e Coelho Paulo, que ficou em terceiro. Em 1999, nossa equipe de asa delta sobe novamente ao lugar mais alto do pódium mundial, agora conquistando o título de Campeão Mundial por equipes na Itália, quando os brasileiros André Wolf e Pedro Matos conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
    No parapente o Brasil também faz bonito. Em 2003, mesmo ano em que a cidade de Brasília sediou o campeonato mundial de asa, o capixaba Frank Brown consagrou-se vice-campeão mundial em Portugal.
    Os brasileiros também foram pioneiros em uma grande façanha: pela primeira vez na história 3 pilotos quebraram o recorde mundial de distância voando juntos 461,8 km partindo da cidade de Quixadá, no Ceará, em 2008. Kamira Pereira, em 2009 também conquistou o recorde mundial feminino de distância voando 324,7 km partindo da mesma cidade. No dia 15 de outubro de 2013, o piloto André Wolf quebrou o recorde sul-americano de distância em asa delta voando 576 km a partir de Tacima na Paraíba.